top of page

Curso Online:

MOKṢA: UMA VISÃO HISTÓRICA DO YOGA NA ÍNDIA

Saiba o que é e como surgiu o Yoga indiano

 

Você tem muito interesse pelo pensamento indiano e por Yoga, certo? Mas você sabe como essas coisas realmente surgiram?

 

Se você é um instrutor ou uma instrutora de Yoga, ou se está se preparando para isso, ou se é uma pessoa que quer conhecer seriamente o pensamento indiano e o Yoga, este é o curso de que você precisa.

Moksa-banner-600x600.jpg

Um curso profundo, com linguagem acessível

Através desse curso online, você vai aprender muito sobre o surgimento e a história do Yoga indiano tradicional, adquirindo uma base sólida sobre o assunto e corrigindo erros que, infelizmente, são muito comuns.

Se você pensa que o objetivo do Yoga indiano era dar saúde, reduzir o stress e melhorar a flexibilidade do corpo, você precisa aprender um pouco sobre a história do Yoga. Se você ouviu falar que o Yoga surgiu há cinco mil anos, ou que ele foi apresentado nos antigos Vedas, ou se pensa que ele já existia nas antigas civilizações de Mohenjo-Daro e Harappa, você tem uma visão equivocada. Por isso, você precisa fazer este curso para se informar melhor.

 

O nosso curso vai corrigir estes e outros equívocos, para que você possa conhecer e ensinar a verdadeira história do Yoga para outras pessoas. Você vai adquirir uma visão muito mais ampla sobre o que os antigos yogins indianos pensavam, praticavam a ensinavam. Você vai adquirir uma base sólida sobre o Yoga tradicional indiano.

 

Infelizmente, muitos livros e textos que circulam pela Internet são fracos, repetem lendas sem fundamento e visões superficiais sobre a história do Yoga. Os cursos de formação em Yoga costumam dar muita importância às posturas, respiração e relaxamento, mas ensinam pouco a respeito da tradição indiana antiga. Por isso, se você fez ou está fazendo um curso de formação para instrutores de Yoga, ou se tem um interesse mais sério e profundo sobre os ensinamentos antigos, você precisa aprender mais. 

Este curso é um mergulho profundo na história e na tradição do Yoga, porém utilizando uma linguagem acessível. Além das aulas em vídeo, com muitas ilustrações, você vai receber um livro impresso (não é um ebook) para estudar e aprofundar o conteúdo ensinado. Você vai conhecer e poder falar com segurança sobre os objetivos, os métodos e os muitos caminhos do Yoga indiano antigo.

Você pode fazer o download do sumário do livro, em PDF, neste link; e pode também fazer o download da listagem das aulas neste link

Assista a este vídeo para conhecer melhor o curso

 

Neste vídeo, o professor Roberto de Andrade Martins explica a importância desse curso sobre a história e a filosofia do Yoga indiano, voltado especialmente para instrutores e instrutoras de Yoga, praticantes de Yoga e outras pessoas que se interessam pela tradição indiana.

faixa-branca-Wix.png
faixa-branca-Wix.png
faixa-branca-Wix.png
faixa-branca-Wix.png
Roberto-conferencia-terno-editado-MD.jpg

O autor do Curso

O professor Roberto de Andrade Martins é uma pessoa com profundo conhecimento sobre o assunto. Começou a se dedicar ao Yoga quando ainda era adolescente e desde os 20 anos de idade pesquisa o pensamento indiano. Aos 30 anos de idade já ministrava cursos sobre o assunto em universidades e faculdades. É um pesquisador reconhecido e respeitado em várias áreas do conhecimento. É físico, doutor em filosofia e pesquisador na área de história, sendo bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) há 40 anos.

 

É autor de vários livros sobre o pensamento indiano e professor de diversos cursos de formação de instrutores de Yoga, em todo o Brasil. Neste curso online, o professor Roberto Martins está compartilhando seu conhecimento e sua experiência didática para que você possa aprender de forma segura e bem fundamentada a história do Yoga indiano tradicional. Para saber mais sobre ele, assista ao vídeo abaixo.

Assista a este vídeo para conhecer melhor o autor

 

Este vídeo apresenta a trajetória do professor Roberto de Andrade Martins, falando tanto sobre sua carreira de professor universitário quanto sobre seus estudos e cursos a respeito do pensamento indiano.

faixa-branca-Wix.png
faixa-branca-Wix.png

Vantagens deste Curso

* Você vai aprender muito sobre a história do pensamento indiano e sobre como foram surgindo os muitos tipos de Yoga antigos.
* Você vai adquirir uma base sólida sobre esse assunto, para poder ensinar e explicar corretamente sobre o Yoga indiano. 
* Este curso lhe dará uma nova perspectiva sobre o que é o Yoga tradicional, para que você possa aprofundar seu ensino e suas práticas. 
* Curso preparado e ministrado pelo professor Roberto de Andrade Martins, que tem décadas de experiência em pesquisa e ensino de história do Yoga.
* O curso lhe dará uma visão profunda sobre a história e a filosofia do Yoga indiano, utilizando uma linguagem acessível. 
* A parte principal do curso é constituída por 13 horas de vídeos, divididos em 29 aulas. Há também quatro módulos adicionais,  descritos abaixo.

* Este é um curso online, que você pode assistir nos horários mais convenientes para você. 

* Você receberá pelo correio um livro impresso, com mais de 200 páginas, sobre o assunto do curso.

Atenção!

Desde janeiro de 2024 foram acrescentados 15 novos vídeos ao curso, em quatro módulos adicionais (9 horas de aulas). 

* Módulo adicional A - O Gāyatrī Mantra e os três rituais diários da tradição hindu (Sandhyā-vandana) (3 vídeos)  
​Esta aula adicional pode ser assistida após o vídeo 14 do conteúdo principal. Trata-se de uma aula de aprofundamento, que pressupõe o conhecimento do terceiro bloco do curso.
* Módulo adicional B - O renunciante (Saṃnyāsin) e sua busca pela libertação, nas Upaniṣads (4 vídeos) 
​Esta aula adicional pode ser assistida após o vídeo 14 do conteúdo principal. Trata-se de uma aula de aprofundamento, que pressupõe o conhecimento do terceiro bloco do curso. 
* Módulo adicional C - O Yoga de Śiva (Pāśupata Yoga) no Vāyu Purāṇa (4 vídeos)  
Esta aula adicional pode ser assistida após o vídeo 28 do conteúdo principal. Trata-se de uma aula de aprofundamento, que exige o conhecimento do sexto módulo do curso.
* Módulo adicional D - A mística indiana Akkā Mahādevī (séc. XII) e a poesia devocional de Śiva (4 vídeos) 
Esta aula adicional pode ser assistida após o vídeo 28 do conteúdo principal. Trata-se de uma aula de aprofundamento sobre um tipo especial de Bhakti Yoga, que exige o conhecimento do sexto módulo do curso.

faixa-branca-Wix.png
faixa-branca-Wix.png
faixa-branca-Wix.png

Depoimentos

"Conheci o professor Roberto no curso de formação em Haṭha e Rāja Yoga, onde ele ministrou as aulas sobre história, filosofia e escrituras indianas, além de ensinar também o Rāja Yoga. Foram essas aulas que despertaram em mim um forte e definitivo interesse em conhecer mais sobre os aspectos da cultura indiana que envolvem a espiritualidade. Historiador por formação (e por natureza), o professor Roberto entrega, em suas aulas, um saber construído em décadas de estudo e pesquisa, e o faz de maneira simples e profunda. E, como acadêmico, apresenta um material bem documentado com referências variadas que dão aos seus alunos uma excelente base de conhecimento e muitas possibilidades de aprofundamento. Junte a tudo isso o jeito calmo de falar, a paciência para ouvir e disponibilidade em trocar informações com os alunos e temos um professor que deixou saudades. Em parceria com a Flávia, tão experiente e dedicada no ensino do yoga, formam a equipe do Shri Yoga Devi, com quem eu sempre terei um imenso prazer em aprender." Flávia Oliveira

Flavia-2-editado-240.jpg

"Quando me matriculei no curso de formação de instrutores de Yoga, pensei que iria aprender apenas superficialmente sobre chakras, anatomia física e sutil, posturas e meditação, mas fiquei surpresa com a profundidade e a credibilidade com que foram ensinadas as filosofias indianas, no caso, em especial pelo professor Roberto de Andrade Martins. Quando converso com colegas formados em outras escolas, percebo que a maioria não aprende sobre Sāṅkhya, por exemplo, que é essencial para a compreensão do Yoga Sūtra de Patañjali; e que a maioria dos cursos de formação não aprofunda tanto na história do Yoga e na pronúncia correta de sânscrito, diferente do que o Roberto faz questão de nos ensinar com muita excelência. Fiquei extremamente satisfeita de ter encontrado o Shri Yoga Devi, foi um dos melhores investimentos que já fiz. A minha vida mudou, porque meu entendimento sobre a vida mudou em todos os aspectos: intelectual, filosófico, científico, além da minha conexão com algo muito maior, infinito e absoluto." Fernanda Zanette Pozzi

Fernanda-3x4-240.jpg

"Você começa a trilhar uma senda que lhe é desconhecida e logo percebe que precisa aguçar bem os sentidos. Muitas informações e nuanças a tornam de certa forma complexa. Mas a caminhada pode se tornar serena, harmoniosa, fluídica... Assim foi aprender sobre o Yoga, nos seus mais diversos aspectos e dimensões, com o prof. Roberto de Andrade Martins. Ao aliar profundo conhecimento e didática, ele nos conduziu com maestria pela história descrita por essa filosofia milenar, atiçando em nós o gosto pelo estudo continuado." Dora Dalmásio

Dora-4-3x4-240.jpg
faixa-branca-Wix.png

Este curso online é hospedado na plataforma Hotmart, através da qual são disponibilizadas as aulas. Você pode assistir aos vídeos quando quiser, em um computador ou usando o seu celular. Através do aplicativo Sparkle Hotmart, você poderá até assistir às aulas quando estiver sem conexão com a Internet. Poderá também rever os vídeos quantas vezes quiser, durante um ano. Para acompanhar as aulas online, você receberá um livro impresso, com mais de 200 páginas, que é um benefício exclusivo para os alunos deste curso – ele não é vendido separadamente. Quando concluir o curso, você receberá o certificado de participação, emitido com a chancela da equipe Shri Yoga Devi.

 

A sua compra do curso é feita de uma forma segura no site Hotmart, através de cartão de crédito, boleto , PIX ou transferência bancária. Você pode parcelar no cartão de crédito, se quiser. Logo que fizer o pagamento, você terá acesso ao primeiro módulo do curso. Se você não gostar, poderá desistir do curso, nos primeiros sete dias, e receberá automaticamente a restituição integral do seu pagamento, através do Hotmart. O livro que acompanha o curso será enviado pelo correio, para o seu endereço postal, depois de uma semana do curso, quando estiver confirmado que você vai prossegui-lo.

faixa-branca-Wix.png
faixa-branca-Wix.png
Bottom-20-Archive-Bhagavad-Gita-Kurukshe
SYD-Eventos-MD-Wellcome-Panjabi-Manuscri

Cursos e Eventos

bottom of page